As Cidades-Estado da Grécia antiga |
A Grécia Antiga é talvez a mais importante civilização antiga, e por vários motivos, se destaca sobre as outras civilizações. Grande parte da cultura da Grécia foi incorporada na cultura ocidental atual. O modo de política atual se baseia em grande parte no modelo da Grécia Antiga, além disso há grandes influências na filosofia, e até nas Ciências.
O cidadão grego era diferenciado de outros povos pelo seu carácter público, pois ao invés de ter a referência em um soberano, um cidadão ser político era a realização. O político grego servia por pura vontade, não recebendo salário para isso. Os políticos, juntamente com os filósofos se reuniam nas chamadas Ágoras, uma espécie de praça na qual eles se reuniam para discutir a melhor forma de se administrar a cidade.
Os Gregos, apesar de serem parte de só uma etnia, uma nação, se organizavam em Cidades-Estados, com Autonomia política entre elas, e com diferentes deuses cultuados, apesar de serem uma mesmo Panteão de deuses. Os gregos só se convertem ao Cristianismo com a queda de Constantinopla.
Na Grécia se cultuava muito o físico, sendo esse o motivo principal das Olimpíadas. Enquanto isso, a mulher na sociedade grega era vista como mãe, administradora da casa, e não tnham direitos de cidadãos, submissas aos seus maridos.
Esparta era uma cidade-estado diferenciada. Esparta voltava grande parte de seus esforços à guerra. Por isso, desde crianças eram treinados arduamente, e a ter afeto pelos companheiros.
...continua na [aula 6] ...
1 comentários:
Gostei do post Leo, muito bom, continue assim, esse blog está entre os tops....
Postar um comentário