Os povos que deram origem a Roma Antiga. Clique aqui para ampliar. |
O crescimento consequente dessa sociedade causou uma desigualdade social, assim surgia a aristocracia romana. Os patrícios eram essa elite, que detinham a propriedade das terras e o poder político no senado.
Além dos patrícios haviam os clientes, classe que era ligada aos aristocratas por meio de uma troca de favores: os patrícios ofereciam proteção e sustentação em troca do trabalho. Por fora havia os plebeus, composta por homens livres, sem terras ou poderes políticos (os clientes tinham uma pequena participação na política) e os escravos.
''A Plebe não é feita só de escravos''
Paulo Henrique, março/2011
Mesmo sendo uma monarquia, a figura do Senado ainda existia. Por meio da Assembleia Curiata, os patrícios votavam as leis e escolhiam o próximo rei, na ausência de um sucessores deste. Havia ainda o Conselho de Anciãos, que fiscalizavam os poderes reais. Apesar disso, o Senado era subordinado aos poderes do rei, ou seja, eles eram mais próximos a conselheiros do que a senadores. Durante este período (753 a 509 a.C.) Roma teria sido governado por 7 reis: Rômulo, Numa Pompílio, Túlio Hostílio e Anco Márcio, estes de origem latina, além de Tarquínio Prisco, Sérvio Túlio, e Tarquínio, o Soberbo, de origem etrusca. Somente os últimos 3 reis tem comprovação histórica.
0 comentários:
Postar um comentário