A ruína de um Teatro Grego (Silícia) |
A Mitologia grega é uma das mais ricas, baseada em muitos deuses (politeísta), que com defeitos e qualidades como humanos, moravam no Monte Olimpo. O deus principal era Zeus, deus dos raios, soberano entre os outros deuses. Havia outros bem famosos como os irmão de Zeus: Hades, senhor do inferno, Poseidon, senhor dos mares. Na mitologia grega se incluem clássicos da sua literatura, os épicos ou epopeias, que contavam mitos, e geralmente giravam em torno da história de um herói. Uma das epopeias mais famosas é Ulisses, que conta a história da derrota de Tróia e a história do herói que dá o nome à epopeia.
As Olimpíadas, evento que é constituído de variadas modalidades de competição esportiva, foi criado na Grécia. Aconteciam sempre em Olímpia, em homenagem a Zeus, e reuniam os atletas de muitas cidades gregas. Os jogos eram de 4 em 4 anos (formato que persiste até hoje, não só nas Olimpíadas, como em eventos como a Copa do Mundo) e inicialmente, competiam nus e somente homens competiam e assistiam. Após um tempo as mulheres foram permitidas a assistir e os homens começaram a competir vestidos.
O Teatro grego era ligado a religião e foi nele que surgiram 2 estilos que permanecem até hoje nas apresentações: a comédia, que satirizava os costumes da época, e acabou desenvolvendo um carácter educativo, pois estimulava a crítica social e política dos cidadãos; a tragédia (grega) que tinham deuses que participavam de tramas com temas como: paixões, guerras, entre outros.
As esculturas eram muito perfecionistas na Grécia, principalmente pela cultura de adoração do corpo feita por eles. Na arquitetura observa-se suas peculiaridades nos templos gregos, com na Acrópole de atenas. As colunas, principal característica dos templos, tinham diferentes estilos, como o Jônico, o Dórico e o Coríntio.
0 comentários:
Postar um comentário