sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011 | By: lyasunaka

As Civilizações da Mesopotâmia [Aula 2 e 3]

Escrita Cuneiforme, inventada pelos Sumérios.

A Mesopotâmia, uma região entre os rios Eufrates e Tigre, foi o berço de várias civilizações antigas. Na época das cheias, eles alagavam as áreas próximas às suas margens e deixavam férteis para a plantação naquele local no resto do ano. Na região do delta dos rios estavam etnias como os Assírios, Sumérios e Babilônios.
Entre essas civilizações, se destacam os Sumérios, uma das etnias mais desenvolvidas da Mesopotâmia, criaram a escrita cuneiforme (esculpida nas pedras), para substituir a antiga forma de transmitir os conhecimentos, antes oralmente, dos mais velhos para os mais novos.
Durante o Império dos Babilônios - na época eram várias cidades-estado que disputavam a soberania - se destacou o Rei Hamurabi, que criou um conjunto de 282 leis, que regiam e regulavam a sociedade Babilônica, era o Código de Hamurabi. Uma das suas leis mais primordiais era o Princípio de Talião, que pode ser resumido pela frase: ''Olho por olho, dente por dente.'', onde o criminoso deve receber uma punição que cortava o membro correspondente ao crime. Ex: se você roubasse teria seu braço amputado, em caso de reincidência poderia ocorrer pena de morte.
Os Mesopotâmios, de forma geral, eram Politeístas e tinham uma grande tolerância religiosa, entre os deuses mais louvados era Marduk, mas haviam muitos outros deuses e crenças existentes na região.
Os Mesopotâmios contribuíram de grande forma para os campos da Matemática, Astronomia e até Astrologia. Por meio desses estudos, eles desenvolveram a agricultura por exemplo, sabendo-se da época das cheias e secas dos rios. Muitos desses estudos eram feitos nos Zigurates (imagem acima), grandes templos que, apesar de serem dedicados à deuses - como a famosa Torre de Babel, dedicada à Marduk - tinham como centros de estudos nos andares inferiores da estrutura

0 comentários:

Postar um comentário